quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MANTÉM DATA DO ENADE

BRASÍLIA - O Ministério da Educação confirmou hoje a realização do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) para o dia 8 de novembro, apesar das denúncias de que poderia ter havido vazamento de provas.

Em nota, a empresa Consulplan, responsável pela impressão e distribuição do Enade, explicou que o material identificado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) era de provas destinadas a deficientes visuais e estava acompanhado por um funcionário de confiança da empresa.

O material do Enade foi encontrado pela PRF em uma caminhonete, na altura da cidade de Três Rios (RJ), em uma fiscalização de rotina. Havia caixas de testes na caçamba do veículo e na parte da frente. De acordo com a Consulplan, as caixas continham principalmente folhas de respostas, que não são sigilosas.

"Um dos funcionários que acompanhava o transporte das provas é justamente seu diagramador, seu fiel depositário, e havia acompanhado na gráfica a impressão das avaliações para os portadores de necessidades especiais e se encontrava no veículo justamente para proteger o material. As quatro caixas, inclusive, encontravam-se junto a este funcionário na cabine do veículo", diz a nota da empresa.

Este ano, 1,1 milhão de alunos das áreas de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo, além de duas áreas novas: Estatística e Relações Internacionais. O Enade, no entanto, serve para avaliar as instituições e os cursos, e não os alunos.

Para os estudantes, a presença é necessária para garantir o registro do diploma pelo Ministério da Educação, mas a nota não é registrada no histórico escolar.

Fonte: O Estado de São Paulo / Lisandra Paraguassú - Agância Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário