quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PF ENCONTRA PROVAS DO ENADE SEM LACRE

A Polícia Rodoviária Federal interceptou em Três Rios, no estado do Rio de Janeiro, uma caminhonete com provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Foram encontradas caixas abertas, sem lacre.

A polícia achou estranho. A nota fiscal falava em cadernos de resposta do Enade. Mas, não era só isso.

“Na verdade são cadernos de provas, impressos em folha A4, dão conta que são provas Enade, com data novembro 2009, de várias áreas, como Direito, Comunicação, Turismo”, conta Ildefonso Ventura Filho, da PRF.

E mais. As seis caixas com as provas, de acordo com os policiais, estavam sem lacre.

“Essas caixas não viriam. Eles resolveram na hora lá e mandaram colocar ali", justifica o motorista Carlos Alberto Turetta.

O motorista se identificou como funcionário do consórcio responsável pela organização do Enade. Ele transportava outras 46 caixas. Parte do material estava protegida por um plástico. O carro foi parado pela Polícia Rodoviária Federal, em uma fiscalização de rotina, perto de Três Rios, no estado do Rio de Janeiro.

O Enade serve para avaliar os cursos superiores: 1,1 milhão de estudantes estão inscritos. O MEC mantém a data do exame, 8 de novembro. Já as provas, paradas na estrada, seguiram para o destino, Muriaé, em Minas Gerais.

Confira o Vídeo.

O Ministério da Educação negou que as provas estivessem sem lacre. Para o ministério, não houve vazamento do conteúdo que foi aberto pelos policiais e depois guardado de novo. Afirmou que a maioria das caixas carregava folhas de resposta do Enade, que não são sigilosas.
O MEC responsabiliza o consórcio Consulplan pela segurança do material. O consórcio informou que usava veículo próprio para transportar de São Paulo para a sede da empresa, em Minas Gerais, 28 caixas de folhas de respostas e quatro de provas ampliadas para os alunos com necessidades especiais.

Há 20 dias, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acabou adiado por causa do vazamento das provas.

Fonte: Bom Dia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário